Páginas

sábado, 10 de dezembro de 2011

Skate no Museu: em busca do diálogo

Neste último final de semana tive a oportunidade de ir ao Rio de Janeiro participar de um evento no Museu da República. Este local possui uma enorme importância histórica em nosso país. Para quem não sabe, lá serviu de morada para muitos presidentes brasileiros (inclusive, foi lá que Getúlio Vargas se matou) até que a cidade de Brasília fosse construída. Este museu, que abrigou o Palácio do Catete, foi, portanto, um importante centro do poder executivo no Brasil.

(Imagem: Divulgação I Love XV)

Ok, mas o que isso tem a ver com o skate? Vários equipamentos urbanos localizados na imediação do Museu da República são importantes picos para o street skate carioca. Porém, assim como todas as cidades, a prática do skate nos mesmos tem gerado uma série de conflitos por conta dos usos dos espaços.

Giancarlo Machado, Rafael Zamorano e Leonardo Brandão durante a palestra

Mas a direção do Museu da República, diante esse impasse que ocorria, em vez de adotar medidas coercitivas que, de certo modo, banissem a prática do skate, optou por algo inesperado: o diálogo. E foi em busca disso que o próprio museu, em parceria com os skatistas da I love XV, fizeram o evento "República do Skate - Subversão do Uso", já noticiado aqui no blog na semana passada

(Crédito: Júlio Tio verde)

Este evento constituiu uma importante ação que envolveu representantes do museu, do poder público, do meio acadêmico, da mídia e do próprio skate, em busca de um debate em torno da prática nas cidades. Isto pode ser considerado uma iniciativa inédita, o que prova que a repressão nem sempre é a melhor solução diante muitos dissabores causados.

Alguns dos quadros expostos (Crédito: Júlio Tio verde)

"República do Skate - Subversão do Uso" teve início no último sábado, através de uma série de atividades. Com um considerável público, inicialmente todos puderam assistir dois vídeos que retratam a cena do skate carioca. 

Viva o skate arte! (Crédito: Júlio Tio verde)

Após o vídeo foi o momento de um debate entre dois pesquisadores a respeito dos usos e apropriações dos espaços urbanos por meio da prática do skate. Neste momento eu (Giancarlo Machado) e Leonardo Brandão falamos de nossas recentes pesquisas sobre o tema. Esta foi uma ótima oportunidade para todos questionarem inúmeras questões polêmicas que assolam o universo do skate.

Shape do Thronn na exposição (Crédito: Júlio Tio verde)

Em seguida, terminada as palestras, foi inaugurada uma exposição composta por inúmeros trabalhos feitos por pessoas ligadas ao skate do Rio de Janeiro. Cada um dos trabalhos são mais interessantes que os outros, e tudo isso demonstra como cada vez mais o skate adquire um status de "arte". "Skate é arte!", foi a pixação que chamou a atenção de todos os presentes.

Skatistas no Museu da República (Crédito: Júlio Tio verde)

Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos na organização do evento "República do Skate - Subversão do Uso", em especial aos funcionários do Museu da República e também ao Rafael Zamorano, Wilson Domingues, Raphael Pharra e demais skatistas da I Love XV.

Evento foi capa do Jornal Destak, em 07/12 (Divulgação)

Esperamos que iniciativas como esta se consolidem por todo o país e que o skate possa ser pauta de debate em várias instâncias. Vale lembrar que o evento ainda continua durante todo este mês no Museu da República. Não deixe de ir!

Para mais informações sobre este evento, acesse: 

RODAS SPITFIRE

Link
A marca de rodas Spitfire foi criada em 1987 em São Francisco. E vem operando sob o rótulo de distribuição Deluxe desde sua criação. A Spitfire Wheels tem uma longa lista de skatistas proficionais que compõem uma equipe de elite. A marca é considerada por muitos skatistas as melhores rodas da indústria. As rodas Spitfire são 100% feitas nos EUA. Os principais atletas da marca são:
Eric Koston, Guy Mariano, Peter Ramondetta, Erik Ellington, Mark Gonzales, Daewon Song, Kevin Long, Tony Trujillo, Dustin Dollin, Chris Cole, Sean Malto, Lizard King entre outros.


Você encontra as Rodas Spitfire de todos os tamanhos em nossa loja online www.matrizskateshop.com ou em nossa loja do shopping TOTAL em Porto Alegre