Páginas

terça-feira, 10 de maio de 2011

bamboosk8-001.jpg
Fotos: Divulgação
Essa vai para os skatistas de plantão: pesquisas indicam que os skateboards estão em 31º lugar na lista dos maiores responsáveis pela derrubada de árvores na América do Norte e em 1º, se tratando das florestas de maple, principal madeira utilizada na confecção das pranchas. A boa notícia é que uma empresa americana está fabricando skateboards utilizando 100% de madeira de bambu. Uma opção muito mais eco-friendly.
O produto, desenvolvido pela BambooSK8, é mais resistente, leve e claro, sustentável, que os skateboards convencionais. O bambu é um dos grandes emissores de oxigênio do mundo vegetal e pode absorver até quatro vezes mais dióxido de carbono que outra árvore do mesmo porte. Além disso, ele tem a capacidade de filtrar metais pesados presentes no solo e nos lençóis subterrâneos.
bambooskleaded.jpg
Outra vantagem do bambu é que ele pode ser colhido após cinco anos de crescimento, enquanto o maple pode levar até 60 anos amadurecendo antes de ser transformado em pranchas de skate. Todo esse tempo acarreta mais consumo de energia e recursos naturais, como água e materiais orgânicos.
A prancha (mais conhecida como shape ou deck) é feita com três ou quatro camadas de madeira de bambu, que devem ter espessura e tratamento especial. O resultado são decks mais fortes, já que o bambu é um material altamente resistente, podendo suportar até 740 toneladas de pressão, quase 90 toneladas a mais que o maple. Além disso, esses shapes são mais leves. Eles pesam pouco mais de um quilo, enquanto os skateboards tradicionais podem pesar até quatro quilos.
bamboosk8ed3.jpg
Empresa responsável
BambooSK8 não se limita a fabricar produtos amigos do meio ambiente. Ela também faz parte da Action Sports Environmental Coalition e possui uma política de sustentabilidade que inclui uso de materiais reciclados e reciclagem de seus resíduos, preferência por transportes alternativos, como a bicicleta, economia de luz e fim do uso de sacolas plásticas. Uma prova do seu engajamento pode ser visto na casa do dono da BambooSK8, que possui o maior painel solar residencial da Califórnia. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário